OFICINA DAS MAÇANETAS, ALUCINAÇÕES E VISÕES

OFICINA DAS MAÇANETAS, ALUCINAÇÕES E VISÕES

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TODOS LOUCOS

                               É necessário apenas um pouco de sensibilidade para perceber que cultivamos uma insânia coletiva─ “Hospício global”, como definiu Augusto Cury. Mas talvez não seja tão fácil observar que há apenas dois espécimes de loucos primordiais, que desencadeiam os outros.
                            
                                Os primeiros são aqueles que alimentam o manicômio social. São aqueles que negam ferozmente suas loucuras. Dentro da mesma insânia, existem aqueles que fingem crer, e há os que iludidos pelos primeiros afundam na inverossímil e amarga sensação de “normalidade”, na fábula onde é possível a sensatez e o perfeito equilíbrio. São aqueles que pensam ter encontrado uma verdade eterna.


                                 O segundo grupo pertence a todos que estão a margem do primeiro─ Apenas friso esse raciocínio óbvio, que mesmo sem que eu precisa-se reafirmá-lo, o meu perspicaz leitor poderia elegantemente compreender, mas a necessidade da ênfase é a mesma da definição dos caracteres que diferem um do outro, pois estes “loucos” só são o que são por não serem loucos. Estes são os arquitetos do caos criador. São os que repugnam a sensatez, a perfeição, o equilíbrio. São os que pelejam contra aqueles que ao mesmo tempo são inimigos, são também seus irmãos de moléstia. São os que, enquanto caminham, poucos escutam seus passos, e é nessas pernas que repousa a sua credibilidade.
    
                                Os melhores sinônimos para gênio que conheço: louco, desregrado, maldito, tolo... Sim, porquê somente este tipo de perfil é capaz de negar o que é agressivamente vigente, trazendo ao mundo ainda anacrônico a sua nova vertigem, roubando do futuro uma estranha forma, soprando fôlego jovem, verde, em cima do que já existe─ É a única forma.

                               Caro leitor, avalie... Avalie bem e identifique em qual tribo de loucos você esta inserido.

Um comentário: